Nos dias 30 e 31 de outubro e 05 de novembro, as Agentes Comunitárias de Saúde realizarão o trabalho de fiscalização e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti no perímetro urbano. A atividade faz parte do Levantamento de Índices que consiste na verificação, coleta de larvas e eliminação de focos do inseto.

Todas as agentes visitarão imóveis da região central. A meta verificar a situação em 336 imóveis. Serão vistoriados pátios de casas em busca de criadouros de mosquito, ou seja, qualquer recipiente que tenha água parada, onde a fêmea do mosquito Aedes aegypti procura depositar seus ovos.

Lembrando que para evitar que o mosquito se multiplique, é necessário esvaziar os recipientes, lavá-los pelo menos 1 vez por semana, e no caso de toneis ou reservatórios de água, utilizar cloro ou água sanitária ajuda a evitar a proliferação de larvas do mosquito.

As larvas coletadas são enviadas ao laboratório da 13ª Coordenadoria de Saúde de Santa Cruz do Sul para análise. Este levantamento é realizado quatro vezes por ano, sendo este o último ciclo de 2018. Nos trabalhos anteriores não foram encontradas larvas do mosquito, em dois foram encontradas larvas do mosquito Aedes Albopictus, que tem menor transmissibilidade de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.