Um grupo de agricultores, juntamente com o secretário Devanir José Heinen (Agricultura e Meio Ambiente) e o chefe da Emater local, Rudinei Pinheiro Medeiros, visitou uma cooperativa de produção de leite, em Charqueadas.
Além de Mato Leitão, a comitiva contou com a presença de produtores de Passo do Sobrado, Vale Verde e Rio Pardo. O grupo conheceu o trabalho que é desenvolvido no Assentamento 30 de Maio através da Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentamentos de Charqueadas (Copac), associada à Dália Alimentos.
Além da atividade leiteira, o assentamento desenvolve plantio de arroz orgânico, cultivo de horta orgânica e criação de suínos. Na atividade leiteira, a cooperativa utiliza uma ordenha carrossel automatizada, com 32 postos e capacidade para ordenhar aproximadamente 200 vacas por hora.
A Copac foi fundada em 28 de julho de 1991, tendo como base social as famílias do assentamento. O processo teve início em 1987 e perdurou até janeiro de 1991 (período nos acampamentos), quando foi oficializado o Assentamento 30 de Maio.