O trabalho da família de Astor João Posselt, de Arroio Bonito, na agricultura sustentável fez parte da Revista Globo Rural em dezembro do ano passado. A publicação faz parte da série especial 40 Anos, a ‘palavra do campo’.

O editor-executivo da revista Globo Rural, Cassiano Ribeiro, destaca que repórteres percorreram inúmeras propriedades em vários pontos do país para mostrar ações do ‘campo do futuro’. Aqui no Rio Grande do Sul, em Mato Leitão, a equipe ouviu o agricultor Astor e seu filho Diego sobre técnicas, aprendizados e estratégias para tornar propriedades mais resilientes diante de episódios climáticos traumáticos.

Ribeiro reforça que o trabalho começa pelo solo, passa por sistemas mais diversos com rotação de cultivos e manejo inteligente, e se completa com políticas públicas eficazes. A equipe da Revista Globo Rural esteve em Mato Leitão em novembro último para conversar com a família Posselt. O jornalista Marcelo Beledeli e fotógrafo Marcelo Guria, ambos de Porto Alegre, visitaram lavouras de milho, soja e trigo. Ao lado da esposa Nair e filho Diego (sucessão na propriedade rural), Astor cultiva 48 hectares, além de outras áreas em municípios vizinhos.

A família Posselt foi recomendada para a entrevista após consulta com técnicos da Emater/Ascar de todo o Rio Grande do Sul. O secretário da Agricultura Devanir José Heinen e o chefe local da Emater, técnico Rudinei Pinheiro Medeiros acompanharam a visita na propriedade da família Posselt.