A Agroindústria Horta e Sabor, especializada em derivados de aipim, alcançou a certificação no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), do governo do Estado. O empreendimento, localizado na Estrada para Arroio Bonito, é uma iniciativa do casal Euclides e Márcia Wildner.
A tramitação das questões burocráticas, que garantem também o uso do selo ‘Sabor Gaúcho’ duraram cerca de seis meses e sempre contaram com o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, e equipe da Emater/Ascar. Com a certificação, a agroindústria pode comercializar produtos em programas de Alimentação Escolar, Aquisição de Alimentos, estabelecimentos comerciais e também em feiras pela região e Estado.
A Horta e Sabor é a primeira agroindústria de Mato Leitão a trabalhar com produtos derivados de aipim. Além do produto descascado e congelado, são oferecidos o bolinho de aipim (recheados com carne, queijo ou calabresa), coxinha de aipim (recheados com frango) e chips de aipim. “São muitos anos trabalhando neste projeto. Agrega valor ao aipim que nós (família) produzimos na lavoura”, disse Márcia. A empreendedora destaca que a partir de agora inicia nova fase para a agroindústria com a introdução dos produção em mercados.
Na atual safra, a agroindústria já processou 14 toneladas de aipim, produção própria. A agroindústria oferece cerca de 11 postos de trabalho no auge da safra, envolvendo todos os ciclos do aipim, desde a lavoura até o produto congelado. “É uma iniciativa de sucesso, envolve uma das principais culturas de Mato Leitão e região. Acompanhamos e auxiliamos em todos os sentidos. Acreditamos (Emater) muito nestas ideias inovadoras”, ressaltou o extensionista Rudinei Pinheiro Medeiros.
A cultura de aipim está entre as principais atividade agrícolas do Município, com área de aproximadamente 150 hectares. “Vejo essa agroindústria como uma coisa boa para todos (família, consumidores e município). É a diversificação garantindo renda. Propriedade virando empresa”, destacou.

O QUE É
O Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) é uma das políticas públicas mais efetivas no desenvolvimento dos agricultores familiares, possibilitando o acesso à legalização, espaços de comercialização, assistência técnica e, consequentemente, melhoria nas condições de vida.

SABOR GAÚCHO
Todas as agroindústrias inclusas no programa estadual estão habilitadas a utilizar o selo ‘Sabor Gaúcho’. A marca serve como referência ao consumidor da procedência na agricultura familiar dos produtos comercializados e também traz segurança de que o produto é oriundo de um estabelecimento legalizado nos aspectos ambiental, sanitário e tributário.