A Vigilância Sanitária Municipal promoveu no último dia 13 de janeiro uma reunião com representantes das entidades que atuam no abastecimento de água em Mato Leitão.

O encontro, no auditório da UBS Central, contou com a presença de representantes da Associação Hídrica Aurora, Associação de Abastecimento Travessão, Associação Hídrica São José e Associação Hídrica Santo Antônio. O fiscal sanitário Gregório Vicente Fauth informa que foram tratados assuntos como regularização de poços artesianos e análises da água consumida pela população.

Gregório confirmou que as amostras coletadas e enviadas para análise pela Vigilância Sanitária serão ampliadas este ano para nove (9) pontos de coleta mensais devido ao crescimento populacional do município que, segundo estimativa do IBGE (2025), passou para 5.001 habitantes. As amostras são encaminhadas para análise no Laboratório Central do Rio Grande do Sul (LACEN/RS) -Unidade de Santa Cruz do Sul-.

O fiscal sanitário destaca ainda que as próprias associações hídricas fazem coletas e análises com laboratórios particulares. “Todos esses laudos são analisados para buscar, em parceria com as associações, água de qualidade e tratada para a população. Podemos afirmar com muito orgulho que Mato Leitão tem 100% da população abastecida com água de qualidade e isso é fruto de muito trabalho de todos os envolvidos”, disse.

Resultado deste trabalho integrado, afirma ainda o fiscal, é a premiação do programa Qualifica Vigilância RS que Mato Leitão recebeu junto com Herveiras. “Isso é um orgulho, pois na nossa região temos municípios muito mais ricos financeiramente falando, porém não mais eficientes, nos campos e critérios que foram analisados, nossa Secretaria da Saúde tem feito todo o possível para entregar qualidade nos serviços prestados”, finalizou.