A Secretaria Municipal da Saúde confirmou a internação de uma criança pela influenza (gripe). As UBSs Central e Santo Antônio registram um grande movimento de pessoas nesta semana procurando atendimento médico.

Em dois dias, por exemplo, cerca de 220 pessoas (várias idades) foram atendidas nas unidades de saúde com sintomas de febre, dor no corpo, coriza e tosse. O secretário da Saúde e vice-prefeito, Luciano André Vargas, destaca que a demanda está muito alta. “Não estamos deixando ninguém para trás. Os profissionais estão focados em fazer o melhor para atender todas as pessoas”, disse.

O movimento está muito acima do esperado para a época do ano, considerando que o inverno começa apenas em 20 de junho e o frio intenso ainda não chegou. As pessoas que chegam nas UBSs com sintomas recebem imediatamente máscara de proteção individual para aguardar atendimento.

VACINA

Uma das medidas de prevenção é a vacina contra a gripe, liberada para todas as pessoas. O atendimento na Sala de Vacinas (UBS Central) é diário entre 8h e 11h15min e das 12h30min às 16h15min. Além disso, em toda primeira quarta-feira do mês, há horário estendido, até às 19h30min.

“A vacina é segura. Orientamos que a população se vacine, para tentarmos reduzir o número de contaminações no decorrer dos meses” afirmou a enfermeira Kátia Heinen, coordenadora de Imunizações.