A data escolhida para a inauguração é a de aniversário do Plebiscito de Emancipação do município.

A Administração Municipal de Mato Leitão agendou a data de 10 de novembro para inauguração do novo espaço escolar construído na EMEF Santo Antônio de Pádua. A obra de 204, 06 m², custou um montante de R$ 238.059,19, sendo que deste valor R$ 214.412,64 dos recursos foram oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e R$ 23.646,55 do cofre municipal.

A obra é composta por duas salas de aula, banheiros masculino e feminino, já adaptados para deficientes físicos, cozinha, secretaria e um pátio coberto, destinado a recreação. O espaço já esta sendo ocupado pelos alunos e professores do educandário, uma vez que houve ampliação de oferta gradativa da educação em tempo integral, o que aumentou a demanda de alunos na escola.

Para a solenidade, marcada para as 16h da próxima terça-feira (10), estão sendo aguardadas autoridades locais. A Prefeita Carmen Goerck destaca que foi escolhido o dia do aniversário do Plebiscito de Emancipação porque esta é uma data histórica no município e a educação, por sua vez, escreve a historia viva do município.

Plebiscito de Emancipação

O plebiscito foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa em agosto de 1991. Em seguida, a Comissão de Emancipação presidida por Adolar Reiter foi a Porto Alegre para participar da votação da matéria, onde 26 parlamentares deram sinal verde enquanto que 14 foram contrários e 15 se abstiveram. A primeira grande concentração a favor da emancipação ocorreu em 17 de outubro daquele ano, 24 dias antes do plebiscito. No dia 10 de novembro foi realizado o plebiscito, com voto secreto de todos os eleitores inscritos na área mapeada para criação do novo município.

A festa da vitória aconteceu no dia 11 de novembro com a participação de aproximadamente duas mil pessoas, bem como uma carreata pela área do novo município. Votaram no plebiscito 2.742 pessoas, sendo que 1.661 optaram pelo ‘sim’ e 1.045 pelo ‘não’.

COMISSÃO EMANCIPACIONISTA
– Adolar Inácio Reiter- presidente
– Ireno Carlos Bohn- 1º vice-presidente
– Dário Jaeger (in memorian)- 2º vice-presidente
– Sérgio Francisco Reiter- 3º vice-presidente
– Eunice Inês Heuser- 1º secretária
– Carmen Goerck- 2ª secretária
– Ernesto Pedro Paludo- 3º secretário
– Sérgio Luiz Machado da Silva- 4º secretário
– Décio José Henckes- 1º tesoureiro
– Francisco Affonso Specht- 2º tesoureiro
– Adelmo Rafhael Machry- 3º tesoureiro
– Odilo Santino Heisler- 4º tesoureiro

CONSELHO FISCAL
Hélio Lenhardt, José Nádio Dullius, Luis Finkler, Inko Bienert, Selmo Schwarzbold, Dali Inácio Reis, Zeno Kroth, Ivo José Waslawoski (in memorian), Zeomar Fagundes da Silva, Almiro Günther Wünsch, Heleodoro Viehbeck, Nercy Aloisius Pilz, Zeno Henrique Assmann (in memorian), Anselmo Edvino Schmitt (in memorian).