Municípios debatem ideias de como realizar a paralisação do ‘Movimento do Bolo’.

A Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP) realizou na manhã de ontem, 23 de setembro, uma Assembleia Ordinária na sala de reuniões do Pavilhão Central da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.

A Prefeita, Carmen Goerck, participou da reunião que tinha como principal pauta a paralisação que os municípios do Rio Grande do Sul irão realizar no dia de amanhã, 25 de setembro. Este ato foi denominado de ‘Movimento do Bolo’, fazendo referência à atual distribuição do Bolo Tributário entre União, Estados e Municípios.
Idealizada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), a mobilização não é contra nenhum governo (Federal e Estadual), mas a favor dos municípios do Rio Grande do Sul. Neste sentindo os Prefeitos dos municípios do Vale do Rio Pardo, durante sua reunião na manhã de ontem, discutiram os últimos detalhes para a realização da paralisação amanhã.
Em Mato Leitão haverá expediente interno em todas as repartições públicas durante o dia todo, exceto na educação, escolas, e na saúde, onde o atendimento ao público será normal e os serviços não serão prejudicados.
Além deste assunto, os prefeitos discutiram outras pautas como, a avaliação do Evento da FAMURS RS 2030, que aconteceu no dia 15 de setembro em Santa Cruz do Sul, a crise dos Municípios: queda no repasse do ICMS e Fundo de Participação dos Municípios (FPM), entre outros assuntos gerais.