A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto iniciou nesta segunda-feira (17) as atividades da Formação Continuada 2025 visando o ano letivo na rede municipal de ensino. As aulas normais começam na próxima segunda-feira, dia 24, para mais de 550 estudantes.

O primeiro encontro dos educadores aconteceu no Auditório de Colégio Estadual Poncho Verde. A abertura oficial contou com a presença do vice-prefeito Luciano Vargas, presidente da Câmara de Vereadores, Emerson Kirch, secretária Eunice Inês Heuser e diretoras da Emei Vó Olga, Emef Ireno Bohn e Emef Santo Antônio de Pádua.

Nesta terça-feira, dia 18, estão programadas atividades para professores e monitores da pré-escola em Venâncio Aires e oficinas para serventes e equipes das terceirizadas no Centro Administrativo.

 

MANIFESTAÇÕES

“Vocês são especiais, fazem parte desta engrenagem, que é a educação. São peças fundamentais e importantes”, disse Eunice Heuser.

A secretária destacou que a Prefeitura se preparou para o início das aulas com reformas e melhorias nas escolas. “Procuramos deixar tudo pronto, com ambientes acolhedores. Agora é fazer acontecer na educação”, comentou. Eunice fez também um relato pessoal de sua trajetória como professora e agente pública (ex-prefeita e ocupante de outros cargos em governos municipais).

O vereador Emerson Kirch, presidente do Legislativo, destacou o grande investimento que é realizado no setor. “Mato Leitão é diferenciado. Cerca de 30% do orçamento é direcionado para a educação para investimentos em estrutura, pessoal e no pedagógico”, afirmou.

O vice-prefeito, Luciano André Vargas, lembrou de seu compromisso no Executivo. “Respondo atualmente pela Secretaria da Saúde, mas vou me dedicar, apoiar e acompanhar o trabalho em todas as áreas. Podem contar comigo. É muito importante esse comprometimento de vocês na educação”, disse. Vargas comentou ainda que nesta semana está completando 20 anos de atuação como servidor público.

ICMS

Educação Fiscal foi um dos assuntos na primeira etapa da Formação Continuada. Mathias Huppe detalhou como é a participação do Município na divisão de verbas do Estado, especialmente o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

“A participação da educação vai aumentar a cada ano e chegará logo aos 17% na formação do ICMS”, disse. Huppe destacou que a projeção indica que neste ano o ICMS de Mato Leitão chegará a R$ 10,1 milhões.

PROGRAMAÇÃO

– 18/02  – Clube Leituras (Venâncio Aires): 7h30min às 11h30min com formação para professores e monitores da pré-escola com a professora Gabriela Nogueira sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), programa do Ministério da Educação para desenvolver competências de leitura e escrita das crianças.

– Auditório Centro Administrativo Mato Leitão: serventes e equipes das terceirizadas

13h às 15h: oficina com Jorge Heuser

15h às 17h: nutricionista Juliana Stona e Tainara Neves

– 19/02 na Univates, Lajeado (saída 7h30min e retorno 16h)

– 8h às 9h30min palestra ‘A Prática docente: reflexões e possibilidades’ com a professora Danise Vivian

– 10h às 11h30min palestra ‘Adaptações curriculares para alunos especiais com a professora Aline Pin

– 13h às 16h (gestores e setores) oficina ‘Trabalho em Equipe’ com a professora Raquel Michel

– 13h às 16h (Educação Infantil) oficina ‘Campos de Experiência: o eu, o outro e o nós’ com a professora Cláudia Horn

– 13h às 16h (Anos Iniciais) oficina ‘Cultura Afro e Indígena e Educação para as culturas étnico raciais’ com o professor Jones Fiegenbaum

– 13h às 16h (Anos Finais) oficina ‘Tecnologias e Ferramentas Digitais’ com o professor Marcus Staudt

– dias 20 e 21, nas escolas: reuniões administrativas e pedagógica, entrevistas e planejamento