Durante sessão da Câmara de Vereadores na última semana, foi aprovado o novo Plano de Carreira do Magistério Público de Mato Leitão. A Administração Municipal em conjunto com a Comissão de estudos, nomeada para este fim, e integrada por professores municipais optou por criar um Plano totalmente novo e adaptado às novas determinações federais.

O Projeto de Lei encaminhado ao Legislativo tinha por objetivo propor a atualização o Plano de Carreira para o Magistério, bem como o seu respectivo quadro de cargos, dispondo sobre o regime de trabalho e o plano de pagamento dos profissionais da educação.

Esta medida tornou-se necessária diante dos avanços que vem sendo propostos para a carreira, adequando às novas exigências e determinações legais, levando não apenas Mato Leitão, mas todos os demais municípios, a efetuarem as devidas revisões e adaptações, além de atender algumas das reivindicações dos atuais integrantes do Quadro do Magistério Municipal.

Dentre as mudanças realizadas pode se destacar, a substituição da prova de conhecimentos específicos pela autoavaliação e avaliação da escola; na jornada de trabalho em função docente, o professor terá 1/3 das horas reservadas para horas atividades (no antigo plano era 20% reservada para horas atividades) e a promoção de classe passou a ser concedida no mês seguinte ao que o profissional completou o tempo exigido para ser promovido de classe, se igualando ao Plano geral dos Servidores Públicos (no antigo o professor passava a receber a partir de janeiro do ano seguinte ao que era promovido).

O projeto já havia sido apresentado e aprovado pelos professores durante assembleia geral no dia 9 de dezembro. Representando a classe do Magistério, um número expressivo de profissionais compareceu à sessão da Câmara de Vereadores na última semana.

A prefeita Carmen Goerck destaca que a elaboração de um novo Plano de Carreira para o Magistério era um compromisso assumido pelo Executivo Municipal junto à classe e relata que a Administração fica satisfeita em garantir o cumprimento deste pleito.

28 de dezembro de 2015- Educação