A realidade ambiental no Vale do Taquari envolvendo resíduos sólidos, rios e arroios poluídos, saneamento e arborização nos municípios da região são temas que integram o projeto Viver Cidades, desenvolvido pelo Grupo A Hora (jornal e rádio FM 102,9, de Lajeado).
Através de debates e conteúdos jornalísticos o projeto pretende incentivar ações de conscientização para tornar a região sustentável. Uma das ações é realizar análise da água de rios e arroios. O monitoramento ocorrerá por dois anos através do Laboratório Unianálises da Univates. Serão 23 pontos e quatro etapas de coleta, uma por semestre, totalizando 92 análises de água.
O objetivo é diagnosticar a qualidade e situação dos mananciais das cidades da região. A análise mostrará as características físicas, químicas e biológicas da água. Os laudos das análises serão interpretados por especialistas. A intenção é apontar possíveis problemas e dar sugestões para recuperar e preservar os mananciais.
Um dos pontos para coleta de água é o Arroio Sampaio, que faz a divisa de Mato Leitão (localidades de Sampaio e Sampaio) com Santa Clara do Sul e Cruzeiro do Sul.