No sábado, 27 de fevereiro, o prefeito Carlos Alberto Bohn assinou decreto municipal (4.667) com medidas da ‘bandeira preta’ no modelo de Distanciamento Controlado da pandemia coronavírus (Covid-19). As regras seguem decreto do Governo do Estado.
Os órgãos municipais adotarão expediente interno com sistema de atendimento ao público através de prévio atendimento, por telefone, ou meios eletrônicos como e-mail, WatsApp, entre outros canais viáveis. Cada secretaria deverá organizar escalas de trabalho entre os servidores conforme o limite de operação definido no Modelo de Distanciamento Controlado, com preferência, sempre que possível, para o tele trabalho.
O Setor de Fiscalização do Município, em conjunto com a Vigilância Sanitária e órgãos de segurança pública, intensificarão a fiscalização do cumprimento das determinações publicadas no decreto, bem como as autuações.
O Governo do Estado decretou em todo o território gaúcho ‘bandeira preta’ com alto risco de propagação do vírus. O decreto leva em consideração a grande possibilidade de colapso no sistema de saúde estadual, principalmente em função da velocidade de contágio e ocorrência de casos extremamente graves.