Atividades da semana de prevenção a acidentes de trânsito são desenvolvidas.

O Programa de Prevenção à Violência (PPV), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) de Mato Leitão, está promovendo a Semana de Prevenção a Acidentes no Trânsito, envolvendo as três escolas do município.
Iniciando a programação, na segunda-feira, 21, houve trabalho da Empresa Augusta e Grupo de Adolescentes do CRAS-Mato Leitão com os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Poncho Verde. No dia 24, o mesmo trabalho será feito na EMEF Santo Antônio de Pádua.
Na terça-feira, 22, durante todo o dia, os alunos dos anos iniciais do Colégio Poncho Verde tiveram a oportunidade de vivenciar situações educativas e instrutivas na pista de trânsito, orientadas por motoristas da SMECD e professores da escola. No final da experiência, cada criança participante recebeu uma ‘carteira de motorista’ por já estar apta a se locomover adequadamente no trânsito. No dia 25, o mesmo trabalho acontecerá na EMEF Santo Antônio de Pádua e, no dia 29, será a vez da EMEI Vó Olga.
Na quinta-feira, 24, às 13h15min, acontecerá na SEUBV a peça teatral “Jogo da Vida – ensinando a gente aprende”, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, de Porto Alegre, envolvendo alunos do Poncho Verde e da Santo Antônio de Pádua.
A peça “Jogo da Vida” objetiva o ensino da educação no trânsito nas escolas para prevenir acidentes com crianças e pré-adolescentes, por meio de peças teatrais. É direcionado aos alunos com idades entre sete e 12 anos e representa de forma interativa situações vivenciadas pelos estudantes no trânsito, como pedestres, passageiros, ciclistas, skatistas, entre outros.
Criada em 1996, a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Vida Urgente, desenvolve programas educativos e culturais que promovem a formação de novas gerações como agentes transformadores da sociedade na construção de um trânsito mais humano.