Uma legislação municipal com ações e regras para proteção dos animais. A Prefeitura apresentou em audiência pública nesta segunda-feira (11) um esboço de projeto de lei com políticas públicas para o setor.

A proposta foi apresentada pela secretária de Finanças, Marlise Viviane de Bittencourt, vereadora Marcela Machry Eggers (PDT) e fiscal de Vigilância Sanitária Juliana Koch. O prefeito Carlos Alberto Bohn, vereadores Rony Stöhr (PSDB), Jair Bogorny (MDB) e Osmar Renê Bick (PSDB) acompanharam o encontro na sede da Câmara de Vereadores. “É o ponto de partida para construir uma legislação municipal. A causa animal é uma preocupação de muitas pessoas e precisamos ver como o Município pode participar”, destacou o prefeito.

A ideia é de instituir um Programa Municipal e Comunitário de Proteção Animal envolvendo diversos temas como educação ambiental, colaboração comunitária, cadastro de animais e responsáveis, controle populacional de cães e gatos, inibição de maus tratos, evitar abandono, campanhas de amor e respeito aos animais nas escolas e desenvolver o projeto de Agentes Mirins de Proteção. Outra proposta envolve a criação de Rede Voluntária de Proteção de animais a dar ampla divulgação para cães e gatos abandonados incentivando a doação.

O programa institui também a primeira semana de outubro para sensibilizar a comunidade para a causa da proteção animal em Mato Leitão.