O prefeito de Mato Leitão, Carlos Alberto Bohn, recebeu em seu gabinete presidente da Associação dos Universitários do município, Fernanda Thaís Konrad, com o objetivo de explicar como a administração vai proceder para o repasse de valor para ajuda de custo no transporte universitário. Também participaram da reunião Evandro L. Lenhart, Secretária de Educação, Cultura e Desporto Isabel C. Machry, e representantes dos alunos do ensino superior que serão beneficiados com o convênio.

Carlos Bohn disse que esse convênio trata, sobretudo, da preocupação da Administração Municipal em investir na formação pessoal e intelectual das pessoas. “Os jovens são responsáveis pelo futuro, são parte fundamental da nossa história, é essencial que prezemos pelo seu desenvolvimento”, destaca. O prefeito Carlos agradeceu à Câmara de Vereadores de Mato Leitão que aprovou na primeira reunião após o recesso, na terça-feira (7), o projeto de lei do Executivo que propôs mudanças na concessão de auxílio no transporte escolar aos estudantes de ensino superior em Mato Leitão. Secretária de Educação, Cultura e Desporto Isabel C. Machry elogiou e destacou a importância na colaboração com os universitários.

Os alunos que recebem o auxílio em contra partida desempenham algum tipo de atividade em prol da comunidade, ou seja, trabalham em algum evento, doação de sangue, como forma de contrapartida ao valor repassado pela Prefeitura.

A verba destina-se à cobertura parcial de despesas com o deslocamento para instituição fora do Município. O repasse dos recursos a partir de agora será direto aos interessados e não mais por intermédio da Associação dos Universitários de Mato Leitão (Assuma). Algumas alterações na legislação federal como escrituração contábil e formação da diretoria impedem a continuidade da parceria firmada em anos anteriores. A Prefeitura lançará edital público no início de cada semestre abrindo inscrições para os estudantes se habilitarem ao auxílio.

É vedada a concessão simultânea do benefício para mais de um curso, por aluno. O Executivo está disponibilizando um crédito de R$ 83.250,00 para o benefício. O valor será definido pelo Poder Executivo através de decreto após habilitação dos estudantes. Será levado em consideração o número de alunos matriculados, proporcional ao número de créditos, limitando à disponibilidade financeira e orçamentária do Município.

Neste ano está previsto o repasse de R$ 83.250,00 para auxiliar no transporte de mais de 80 estudantes de cursos universitários que se deslocam para as cidades de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires.

Os estudantes deverão apresentar os seguintes documentos: comprovante de matrícula e frequência; prova atualizada de efetiva residência em Mato Leitão; documentos de identificação civil.