O governador Eduardo Leite recebeu no fim da tarde desta quinta-feira (16) integrantes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O prefeito Carlos Alberto Bohn, um dos vice-presidente da entidade, juntamente com o vereador Emerson Kirch (PSDB, acompanharam a reunião no Palácio Piratini.
No encontro, foram abordados temas como o andamento das negociações com o governo federal para a compensação das perdas de arrecadação causadas pelas mudanças no ICMS, perspectivas de novos investimentos por meio do programa Avançar, déficit habitacional e medidas para a mitigação dos efeitos da estiagem.
Por mais de uma hora, o governador e prefeitos dialogaram sobre soluções para as demandas das regiões. Leite avaliou a reunião como produtiva e disse que a interação com os prefeitos e apoio aos municípios é uma marca do governo.
O presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, disse que a reunião foi essencial para levar pleitos e promover alinhamento. “Foi um momento muito importante, em que pudemos trazer as demandas lá da ponta e ouvir do governador o que está sendo construído. É muito produtivo e importante alinharmos políticas conjuntas”, avaliou.
PREJUÍZOS
Salerno lembrou que, além dos prejuízos relatados pelos municípios do impacto da estiagem, que aumentam a cada dia, a preocupação é com o reflexo econômico da crise climática, considerando que a agricultura é a base de uma cadeia econômica, que nos leva a projeções de perda de produção e circulação de recursos na ordem de R$56 bilhões.