Arquivo pessoal

Na última semana, durante Encontro Regional de Patrões, o Departamento Cultural da 24ª Região Tradicionalista anunciou, oficialmente, a candidata juvenil que irá representar a Região na 47ª Ciranda Cultural de Prendas – fase estadual, que ocorre entre os dias 19 e 21 de maio de 2017, na cidade de Bagé. A representante de Mato Leitão e integrante do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata, Bruna Heinen, foi a prenda indicada.

A jovem de 15 anos está envolvida com atividades ligas ao CTG Querência da Mata desde os sete, e, neste ano, concorreu a uma vaga no prendado da 24ª Região Tradicionalista (RT), garantindo o terceiro lugar na categoria Juvenil. Com a desistência da primeira e segunda colocadas, Bruna passou a condição de representante oficial da 24ª RT, no concurso. Ela, juntamente com a entidade e o município também terá a incumbência de promover o 33º Fandango da Prenda Jovem, no dia 22 de abril, do próximo ano.

Em entrevista, Bruna explicou que a preparação para o evento já começou e que ela é bem intensa, pois já não há mais muito tempo, uma vez que o concurso acontece em maio. Ela explicou que há no concurso uma prova escrita, para a qual é disponibilizada uma lista de bibliografias. Assim, Bruna relata que os estudos são diários, com, em média, 6 horas de dedicação. Além disso, lembra que agora com as férias os horários vão prolongar-se. “Na questão de preparação para a prova artística tenho um preparador de concursos que trabalha declamação e prova oral. Em geral ele dá um suporte. Tenho também professores de dança, que passam a correção das danças tradicionais e de salão”, explica.

Ela disse que também está sendo feito um trabalho dentro da 24ª Região Tradicionalista de estudos com todo prendado e aulas com preparadores. “Nessa árdua preparação estou contando com a ajuda imensa dos meus pais e familiares, da minha coordenadora cultural Cristini Machry e da minha entidade que são essenciais para mim”, destaca. Para Bruna participar dessa Ciranda é algo maravilhoso. Ela ainda salienta que durante essa caminhada várias emoções são vividas. “No início senti, talvez, medo e ansiedade, pois é um grande desafio, mas também muita alegria, porque o tradicionalismo gaúcho faz parte da minha vida e poder representar toda minha entidade, município e toda a região em um concurso estadual é motivo de muito orgulho para mim. Independentemente do resultado sei que tudo vale a pena, pois todo estudo, todos os ensaios, todas as noites meio mal dormidas, com certeza me farão descer do palco da Ciranda com o sentimento de dever cumprido”, relata.

Bruna ressalta que desde o início dessa gestão de prenda regional teve a oportunidade de conhecer pessoas que levará para a vida inteira. “São colegas de gestão incríveis que sabem e entendem a nossa realidade, prendas e peões de todo o Estado que são amigos conquistados nos mais diversos eventos, confraternizações, reuniões. Portanto, acima do nervosismo e preocupação está a alegria por esse momento que sempre vai ficar em minha memória”, finaliza.

15 de dezembro de 2016 – CTG Querência da Mata