Durante a sessão desta semana, os vereadores aprovaram três calendários de atividades para o ano de 2017, que dizem respeito aos eventos culturais, eventos esportivos e também ao cronograma de ações da agricultura. Os projetos de lei que tratavam sobre os assuntos foram encaminhados pelo Executivo na semana passada.

O Calendário de Eventos foi instituído através da Lei Municipal nº. 89, de 11 de fevereiro de 1994 e necessita, anualmente, de adaptações. Para o próximo ano, de acordo com o cronograma, estão previstos 88 eventos culturais. O objetivo dele é organizar e disciplinar o cronograma de promoções dos eventos em nível municipal, estimulando e apoiando a integração das comunidades, das entidades, de seus associados, de grupos específicos e do público em geral, através da promoção de atividades sociais, culturais, esportivas e de lazer.

De igual forma, o calendário esportivo tem o mesmo objetivo de organizar e disciplinar as atividades de cunho esportivo na Cidade das Orquídeas. Estão previstas atividades em diversas áreas, como campeonatos de bocha, de canastra, bolão de mesa, escolinhas de futsal, futebol, veloterra torneio de voleibol, copa Assoema de futsal, jogos escolar municipal, trilha MTB das Orquídeas, troféu Mato Leitão de atletismo, entre outros. Além disso, a etapa dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS), que acontece anualmente.

Por sua vez, o calendário agrícola visa regulamentar as políticas agrícolas no município de Mato Leitão, em sintonia com o Ministério da Agricultura, Secretaria do Estado e programa de Saúde Animal. O seu objetivo é organizar e disciplinar o cronograma de ações no município voltadas à agricultura. Este calendário foi aprovado por unanimidade em reunião com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) e nele foram respeitadas as épocas de plantio e períodos de vacinação e cuidado animal.

Os calendários na íntegra podem ser consultados no site da Prefeitura de Mato Leitão, no menu calendários, nas páginas calendário de eventos, calendário esportivo e calendário da agricultura.

Educação, Cultura e Desporto e Agricultura e Meio Ambiente