O prefeito Carlos Alberto Bohn recebeu autorização legislativa para contratar de forma emergencial um médico para atuar na Estratégia de Saúde da Família (ESF 2), região da Vila Santo Antônio. O projeto votado na reunião ordinária da terça-feira, 13, obteve aprovação unânime.

A contratação é necessária tendo em vista o término do vínculo da médica cubana Yanin Blanco Zapata que atua no Município pelo Programa Mais Médicos, o que requer sua substituição o mais rápido possível. A profissional é responsável pela equipe de Estratégia de Saúde da Família ESF2, de Vila Santo Antônio.

O contrato do novo profissional terá vigência pelo prazo de até 3 (três) meses, podendo ser prorrogado por até igual período. A Secretaria da Saúde já manteve contato com a coordenação do Mais Médicos para designação de um novo profissional, o que ainda pode demandar algum tempo. “Estamos num período de muitos atendimentos, a grande maioria em função de problemas respiratórios próprios da estação. A contratação temporária é necessária, evitando que a população fique desassistida” disse o prefeito.

O projeto aprovado flexibiliza a contratação de um profissional de 40 horas semanais, ou, havendo dificuldades em encontrar alguém disponível para essa jornada, poderão ser contratados dois profissionais de 20 horas cada.

SANGAS

A Câmara aprovou o projeto que dispõe novas regras para construções próximas de sangas e canais. A partir de agora essas situações terá respaldo de lei municipal, o que antes somente usava como parâmetro a legislação ambiental federal (30 metros de cada lado).

Com a proposta deverá ser obedecida a faixa de 2,50 metros em ambos os lados. É importante ressaltar que a nova lei não isenta de licenciamento ambiental novas canalizações. O terceiro projeto aprovado regulamenta a cedência de linha telefônica fixa beneficiando a Associação Telefônica Pró-Desenvolvimento de Sampaio.