As escolas do município garantiram o sucesso de mais uma Caminhada Cívica em Mato Leitão.

Apesar da instabilidade do tempo na manhã do sábado, 5 de setembro, e o chuvisqueiro instantes antes da largada, a Caminhada Cívica deste ano repetiu o sucesso presenciado nos anos anteriores. Autoridades do Executivo e Legislativo Municipal, escolas e entidades desfilaram no encerramento da Semana da Pátria no município de Mato Leitão. A Banda Marcial da Escola Estadual de Ensino Médio Mariante, assim como no ano passado, participou do desfile na Cidade das Orquídeas, realizando uma bela apresentação.
Na abertura da Caminhada estava o grupo de ciclistas de Mato Leitão, Radicalizando, demonstrando a força do esporte no município. Logo em seguida, autoridades do Executivo e Legislativo Municipal trouxeram as bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul e Mato Leitão. O Conselho Tutelar veio logo atrás, seguido das Soberanas da 2ª Festa das Orquídeas e da 21ª Festa do Colono Imigrante. As sociedades Seubv, São José, Assoessa, União, Assocersa, São João, Palanque Pequeno e Novo Amanhecer, também participaram do desfile, trazendo para as ruas as bandeiras de suas entidades, através de seus presidentes. As associações (ACI, ASCLUMA, ASSUMA, ASPUMALE, ASSOEMA, ASSIMA e Associação Cultural), Secretárias municipais e CTG Querência da Mata também foram pelotões participantes da Caminhada.
O destaque da Caminhada deste ano, que tinha como tema ‘Mato Leitão, vida e sonhos: realizações que compõem nossa história’, ficou por conta das três escolas do município, que trouxeram para a rua diversos projetos desenvolvidos em sala de aula. Houve apresentações das turmas e distribuição de jornais pelos alunos do 5º ano A e B da EMEF Santo Antônio de Pádua. O projeto jornal escolar intitulado ‘Jornal Santo Antônio’ foi criado pelos alunos com o apoio das professoras, sendo elaborado durante as aulas de informática.
A Caminhada Cívica encerrou com a apresentação da Banda Marcial da Escola Estadual de Ensino Médio Mariante, de Vila Mariante. Os alunos da instituição apresentaram durante o percurso um pouco da sua história e do que desenvolvem como educandário.
Encerrando as atividades da manhã aconteceu uma Hora Cívica defronte a Igreja Matriz Santa Inês. A Prefeita, Carmen Goerck, durante sua fala enfatizou a grandeza de se realizar a Caminhada Cívica em homenagem a Pátria. Falou que mesmo em tempo de crise é necessário que todos juntos reúnam esforços para aliviar os efeitos no município e também no Estado. Desta forma, foram encerradas as atividades alusivas a Semana da Pátria no município.