Iniciou nesta segunda-feira, 25, a campanha de vacinação contra a gripe na Unidade Básica de Saúde Central de Mato Leitão. A campanha já movimenta a população, que em um número expressivo buscou pela imunização durante os três primeiros dias de campanha. Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, até a tarde de ontem foram aplicadas 387 doses, com o maior índice de vacinação nos idosos, com 196 pessoas imunizadas. As vacinas estão sendo aplicadas na UBS Centro, das 8h às 11h e das 13h às 16h30min.

A intenção, no município, é imunizar 1557 pessoas, dentre elas crianças de seis meses até cinco anos; gestantes; trabalhadores da saúde; puérperas; idosos; comorbidades e privados de liberdade e funcionários do Presídio. A imunização tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes de infecções pelo vírus da gripe na população alvo da campanha, que tem mais risco de adoecer.

O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, outras medidas de prevenção devem ser adotadas para evitar a infecção: lavar sempre as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool em gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.

Número de vacinas já aplicadas até a tarde de ontem, 27:

Gestantes: 10

Puérperas: 1

Idosos: 196

Crianças: 40

Comorbidades: 94

Trabalhadores da saúde: 46

Dia D

No sábado, 30, está agendado o Dia D de vacinação contra a Gripe, com horário especial de atendimento das 8h às 17h na UBS Centro.

Vacina

A vacina que está sendo disponibilizada no posto de saúde do centro até o dia 20 de maio, quando encerra a campanha de vacinação, é trivalente, com três vírus, nos quais um deles é o H1N1. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 80 % da população de risco.

28 de abril de 2016 – Saúde