Recepção a Centelha Crioula é feita por tradicionalistas e autoridades municipais.

Após percorrer o percurso de Barros Cassal até Mato Leitão, os cavalarianos do CTG Querência da Mata chegaram a Mato Leitão no sábado, 12 de setembro. Eles pernoitaram na ASSOESSA em Vila Sampaio e no domingo pela manhã trouxeram a Centelha Crioula até o Novo Amanhecer, no Acesso 20 de março, onde aconteceu uma cerimônia de recepção com a presença de autoridades municipais.
A Prefeita, Carmen Goerck, presente no ato falou sobre a importância de manter viva as tradições gaúchas no município, parabenizando o CTG por ter a iniciativa de mais uma vez organizar a cavalgada em busca da Centelha Crioula.
Também se pronunciou o Patrão da Entidade, Eusébio Hermes, parabenizando a todos os cavalarianos que fizeram este percurso e relatando um pouco de como foi a cavalgada. O Piá da 24ª Região Tradicionalista, Andrei Bolzan fez a declamação de um poema para os presentes no ato. Após a cerimônia o almoço foi servido.
As atividades da Semana Farroupilha continuam nesta semana. Na quinta-feira, 17, haverá um dia de integração entre as escolas, na EMEF Santo Antônio de Pádua, onde será levado a Centelha Crioula e haverá atividades entorno do tema ‘Vivências Campeiras’. No dia 20 o CTG Querência da Mata irá participar do Desfile da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), em Venâncio Aires, onde representará Mato Leitão.