O mato-leitoense Leonardo Afonso Puhl está disputando o Campeonato Gaúcho de Ciclismo na modalidade ‘Speed’, conhecido também como ciclismo de estrada. Ele já disputou provas em Guaporé, Pelotas e Santa Rosa.
A modalidade, organizada pela Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), se concentra na velocidade dos atletas e é praticada em estradas, ruas, circuitos abertos ou fechados. Leonardo integra Associação de Ciclistas de Teutônia. A primeira prova ocorreu em Guaporé, em fevereiro. “Na última volta acabaram me derrubando e com isso não consegui pegar pódio”, cita.
No início de março, dia 9, o ciclista esteve em Pelotas para a disputa da Copa Sweet. “A prova aconteceu justamente na data do meu aniversário. Consegui chegar em primeiro lugar e primeiro na copa geral. Foi uma prova difícil. Na hora da largada chovia bastante e enfrentamos ventos de 25km/h. No final deu tudo certo”, disse.
Já no último domingo, dia 23, Leonardo esteve em Santa Rosa para a disputa da 5ª Clássica da Soja Sicredi. A prova contou com mais de 250 atletas inscritos. O atleta não conseguiu alcançar o pódio. “No meio do percurso furei um pneu da bicicleta e não tinha como trocar. A prova foi em estrada aberta sem apoio da equipe”, lamentou.
Leonardo se prepara agora para mais uma etapa na cidade de Pelotas, marcada para 13 de abril. “Vai ser no mesmo local onde consegui ganhar na Copa Sweet. Eu já conheço a pista e quero quebrar essa onda de azar e trazer o pódio para Mato Leitão”, completou.