Desde 16 de março, com a publicação do primeiro decreto do prefeito Carlos Alberto Bohn com medidas de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19), a rotina de trabalho dos profissionais da Saúde passou por alterações com o objetivo principal de evitar a propagação do vírus.

A equipe, que atende nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Centro e Santo Antônio, precisou buscar alternativas para manter os atendimentos nas mais diversas áreas, observadas medidas de higiene, segurança e distanciamento social. “Todas as pessoas que precisam de alguma coisa estão sendo atendidas, de alguma maneira”, disse a nutricionista Marta Rieth.

Nos primeiros quatro meses deste ano a Farmácia Básica atendeu 9,4 mil pessoas. Já no setor administrativo da secretaria passaram outras 2 mil pessoas. O foco principal neste momento é trabalho envolvendo Covid-19. Mato Leitão contabiliza 7 casos positivos (1 paciente na UTI e seis curados); 9 pessoas em isolamento; 39 testes rápidos com resultado negativo.

FISIOTERAPIA

O fisioterapeuta Jonas Walter atende na segunda-feira (manhã), quinta e sexta-feira (manhã e tarde). Os atendimentos estão mais espaçados entre os pacientes, cerca de 5 a cada turno. O trabalho com pacientes de alto risco e palestras para grupos estão suspensos, sem ainda uma previsão de retomada.

NUTRICIONISTA

A profissional Marta Rieth atende de terça a sexta-feira (tarde) pessoas no Centro e em Santo Antônio. Como a maioria dos pacientes são do grupo de risco os atendimentos ocorrem pelo sistema online e teleconsulta. Casos de urgência são atendidos de forma presencial e visitas domiciliares dependem de avaliação prévia. Grupos de saúde estão suspensos.

FONOAUDIÓLOGA

O atendimento fonoaudiológico está sendo disponibilizado aos usuários da Unidade Santo Antônio e Centro, através de tele atendimentos e e-mail. São disponibilizados atendimentos presenciais e visitas domiciliares para casos de maior urgência. “Em tempos de pandemia o objetivo principal é proteger o paciente, mantendo acesso ao serviço de saúde” destaca Gabriela Delazeri. Os atendimentos são disponibilizados a partir das 14h30min de terça a sexta feira.

PSICOLOGIA

O Serviço de Saúde Mental segue em atendimento das pessoas necessitadas de apoio psicológico nas duas unidades de saúde. Usuários são avaliados caso a caso para definir a melhor forma de atendimento e acompanhamento. Os casos urgentes são atendidos e avaliada a forma de continuidade do tratamento e necessidade de internação. “A equipe está disponível para qualquer necessidade”, disse Solange.

Os usuários já em acompanhamento são avaliados e acompanhados em sua maioria através de atendimento online ou teleconsulta. As atividades em grupos e oficinas terapêuticas estão suspensas momentaneamente, porém pacientes participantes estão sendo acompanhados. As visitas domiciliares são realizadas conforme necessidade e urgência. Atuam as psicólogas Solange Adams Simon e Valdirene Kronbauer Leonhardt e estagiária Maiara Führ nos horários de segunda a sexta, manhã e tarde e quinta-feira à noite.

MÉDICOS

O atendimento de clínico geral segue diariamente nos três turnos na unidade do Centro, nos seguintes horários: 7h30min às 11h30min; 13h às 17h e das 18h às 20h e na UBS Santo Antônio das 7h30min às 11h30min e 13h e 17h.

– Pediatra: terça-feira das 7h30min às 11h30min e 12h30min às 14h30min; quarta-feira das 13h às 17h. Preferencialmente com horário agendado.

– Ginecologia: atendimentos nas segundas e sextas-feiras à tarde com horário agendado.

Obs.: consultas médicas de rotina estão suspensas temporariamente.

DENTISTA

Os profissionais estão atendendo neste momento somente casos de urgência. Informações e consultas devem ser marcadas através de contato telefônico.

AGENTES DE SAÚDE

As Agentes Comunitárias de Saúde estão realizando as visitas domiciliares necessárias, sendo a maioria dos acompanhamentos realizados via telefone. Priorizando a busca ativa, monitoramento de casos suspeitos de Covid-19 e orientações sobre a pandemia. Além de auxiliar as equipes nas Unidades de Saúde quando necessário.

VACINA

O setor de vacinas mantém horário entre 8h às 11h e das 13h às 16h. O horário estendido, que funciona uma vez por mês, está temporariamente suspenso. Mães podem agendar atendimento para aplicação de vacinas em crianças.

FARMÁCIA

A Farmácia Básica Municipal, junto ao prédio da UBS Central, atende diariamente no horário entre 7h30min e 11h30min e 12h30min às 19h. Tendo em vistas os decretos para evitar o Covid-19 diversas receitas tiveram validade ampliada com o objetivo de evitar que as pessoas saiam de casa. A equipe segue todas as medidas de higiene e distanciamento social. Informações e esclarecimentos pelos telefones da UBS Central.

SECRETARIA DE SAÚDE

Atendimento diário (segunda a sexta-feira) preferencialmente via telefone. O agendamento das atividades eletivas está sendo retomado parcialmente. Desde a terça-feira (26) o laboratório reiniciou as atividades no Centro da cidade.

Telefones:

3784-1031

3784-1304

99703-2257

Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro