O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) realizou na última sexta-feira, dia 5, uma reunião festiva de encerramento do ano com apresentação do relatório das principais atividades relacionados ao setor primário.
O encontro, na Cancha do Guido (Arroio Bonito), contou com a presença do prefeito Arly Stöhr (Flecha), vice-prefeito Luciano André Vargas, vereador Emerson Kirch (presidente do Legislativo) e chefe do Escritório local da Emater/Ascar, Rudinei Pinheiro Medeiros. O presidente e secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Devanir José Heinen, agradeceu a participação dos conselheiros nas reuniões (ordinárias e palestras técnicas) do Comder durante ano.
Na apresentação do relatório de atividades, Heinen destacou o programa Vale-Incentivo que apoia agricultores na compra de insumos e sementes, baseado na produção declarada no Bloco de Produtor Rural. Em 2025, foram beneficiados 331 agricultores com um valor total de R$ 206 mil. Heinen também fez referência ao recursos (compra de material, horas-máquina) e retroescavadeira repassados pelo governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Agricultura.

Destaque também para as seis palestras técnicas promovidas durante o ano, através de parcerias entre Secretaria Municipal da Agricultura, Emater e empresas ligados ao setor primário. O prefeito Arly Stöhr (Flecha) também enalteceu a importância do Comder. “Vocês (conselheiros) tiveram importante participação em vários assuntos como a escolha dos beneficiários do programa Terra Forte. O nosso trabalho (Secretaria Municipal da Agricultura) sempre está voltado para impulsionar a produção agrícola, um dos pilares da economia”, disse. Flecha também enalteceu o apoio do Estado que repasses recursos para o Município através de vários programas. “É preciso destacar que os agricultores estão sempre enfrentando imensos desafios e dificuldades, ajudando o desenvolvimento do Município”, completou.
ALGUMAS AÇÕES 2025
– Vale-Incentivo: 331 agricultores (total de R$ 206 mil)
– Transporte de calcário: 751 toneladas (31 produtores)
– Análise de Solo: 52 realizadas
– Sementes de Milho: 294 sacos (106 agricultores)
– Aveia Preta: 247 sacos

