Membros do Conselho Municipal Desenvolvimento Rural (Comder) estiveram reunidos na última segunda-feira à tarde (16), na Câmara de Vereadores, para avaliar ações no Avançar RS.

O encontro teve coordenação do presidente e secretário da Agricultura, João Carlos Machry e contou com a presença dos técnicos da Emater que atuam no Município. Num dos programas, em Desenvolvimento Rural, Mato Leitão foi contemplado com R$ 10 mil envolvendo financiamento do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). O crédito pode ser usado na aquisição de máquinas, equipamentos, insumos, construções e ampliações para apoio e desenvolvimento das atividades agropecuárias, com bônus adimplência de 80%. O conselho aprovou a inscrição de um produtor de Sampaio que usará os recursos para ampliar a produção de energia solar na propriedade.

Outra ação trata da construção de microaçudes em propriedades rurais. Mato Leitão foi contemplado com R$ 101,7 mil e serão atendidos 12 agricultores residentes em diversas localidades. O investimento em cada projeto é de cerca de R$ 10,4 mil.

CESTA BÁSICA

O Comder debateu quais critérios serão usados pela administração para distribuição de cestas básicas para agricultores atingidos pela estiagem. Mato Leitão teve reconhecido decreto de emergência pela União que repassou R$ 56,9 mil. Parte do recurso, cerca de R$ 7 mil, vai compensar o gasto da Prefeitura com combustíveis (transporte de água) e o restante atenderá famílias com mantimentos.