As famílias de agricultores que participarão do Terra Forte estão selecionadas. O programa estadual é a maior ação de recuperação de solos já proposta no Rio Grande do Sul.
Em Mato Leitão serão atendidos 18 agricultores, num montante total de mais de R$ 500 mil (R$ 30 mil para cada família) para investimentos nas áreas da produção, meio ambiente e social. A seleção dos beneficiários aconteceu durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) na última quinta-feira (30) no Centro Administrativo.
O desenvolvimento do programa ficará cargo dos profissionais da Emater/Ascar contando com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente. Um total de 45 famílias se habitaram e coube aos membros (titulares e suplentes) do Comder, definir a lista de beneficiários e quatro suplentes. A maior parte dos inscritos atua com a produção de grãos e produção de leite nas propriedades.
Para definição das famílias foram observados critérios como sucessão familiar, mulheres na gestão da propriedade e jovens atuando no setor primário. “O conselho definiu a lista através de voto secreto e, no caso de empate, adotamos a preferência do mais jovem. O conselho foi soberano e acredito que as escolhas foram bem feitas. Um total de 26 conselheiros participaram da votação”, disse o presidente e secretário da Agricultura, Devanir Heinen.

A partir da definição dos beneficiários, a Emater inicia agora o trabalho de elaboração dos projetos. O Terra Forte é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e coordenada pelas equipes dos escritórios municipais da Emater/Ascar.
SELECIONADOS
Eduardo Luiz Kerber; Diego Ricardo Posselt; Marcos José Malmann; Fábio Júnior Feix; Pedro Henrique Reiter; André Luis Schorr; César Augusto Heisler; Décio Leismann; Adriano Ariel Schuster; Raul Mahle; Sirlene Maria Reiter Nyeland; Maria Noeli Capinus Kerber; Leni Ribeiro; Margane Maria Eckert Reiter; Jardel Kronbauer; Orion Bick; Rafael Heinem e Leonardo Heissler.
– Suplentes: Inácio Bremm; Décio Junges; Wilson Becker e Waldir Becker.


