Tendo em vista a urgência da resolução de alguns assuntos, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) realizou uma reunião extraordinária na última quinta-feira, 11 de fevereiro, na sala do Gabinete do Executivo Municipal.

O presidente do Conselho e também secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Iliceu Burghardt conduziu a reunião, trazendo para discussão a principal pauta do encontro: apoio financeiro e em forma de prestação de serviços para o empreendimento de Carlos Emílio Nyland- confinamento de gado. O projeto foi discutido e aprovado pelos conselheiros. Iliceu relatou que ele e a prefeita já foram até o local para conhecer como será feito este empreendimento.

Além disso, também foi falado sobre a viagem de estudos para a Expoagro Afubra no dia 22 de março. A prefeita relatou que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires irá atender novamente no município para efetuar o recadastramento do INCRA no dia 15 de março. Foi falado também sobre o fato de a nota eletrônica entrar em vigor em substituição ao Talão do Produtor, o que gera preocupação e o chefe local da Emater/Ascar, Claudiomiro de Oliveira, informou que momentaneamente o escritório localizado no município não está realizando o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Claudiomiro ainda falou que 211 propriedades já foram cadastradas. A prefeita Carmen Goerck e o vice-prefeito Sergio Machado aproveitaram o encontro para falar sobre as tratativas com a Cooperativa Cosuel visando a implantação de um incubatório de aves no município. Após a reunião foi encerrada.

15 de fevereiro de 2016- Agricultura e Meio Ambiente