Os usuários do Serviço de Saúde Mental e CRAS do município participaram no último dia 18 de maio do XX Fórum Anual de Saúde Mental, realizado neste ano, no município de Santa Cruz do Sul. O evento é realizado anualmente em cidades diferentes. Mato Leitão já o recebeu em dois momentos, sendo que o último foi o XV Fórum Anual realizado na SEUBV em 2011, com público de 800 participantes.

O Fórum de Saúde Mental acontece em comemoração ao dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data em que acontecem manifestações em todo o país para comemorar o fato de que as condições da saúde mental no Brasil evoluíram. No entanto, a Luta Antimanicomial não parou e para que se mantenha vivo o cuidado com os doentes mentais, e fique claro que eles não devem ser excluídos da sociedade, mas sim, orientados e acompanhados para que possam encontrar seu lugar no mundo este Fórum é realizado.

Neste ano o município de Santa Cruz do Sul acolheu o evento que aconteceu no Parque da Ocktoberfest contando com programação variada, desde depoimentos dos usuários dos serviços de saúde mental da região, teatro, apresentações artísticas, show de calouros, oficinas variadas, finalizando com o tradicional baile.

A comitiva de integrantes do Grupo dos PCDs da Assistência Social e do Grupo Recomeçar da Saúde foi acompanhada pelas profissionais, Elisa Sieben Kist, Débora Dresch e Solange Adams Simon e contou com o apoio da Administração Municipal.

2 de junho de 2016 – Saúde