Durante a manhã da última quarta-feira, 27, uma comitiva da Prefeitura de Venâncio Aires esteve reunida com o Executivo de Mato Leitão e o secretário da Agricultura e Meio Ambiente Iliceu Burghardt, para obter informações a respeito do silo secador instalado no município. A Emater/Ascar também esteve presente no encontro.

O grupo era formado pelo arquiteto Alexandre Silveira, o servidor da Central de Projetos Jairo Bencke, os secretários municipais de Planejamento Celso Knies e de Infraestrutura e Serviços Públicos Deizimara Ana de Souza. Os venâncioairenses vieram buscar informações a respeito do silo secador da Cidade das Orquídeas, tendo em vista o encaminhamento de um projeto para a construção de um silo secador em Vila Palanque, Venâncio Aires. A equipe ainda realizou uma visita ao local, para conhecer as estrutura e detalhes da construção.

Em Mato Leitão o silo secador está localizado na comunidade de Vila Arroio Bonito, interior de Mato leitão e foi construído em 2003. Sua estrutura é composta por quatro silos com capacidade de 1.800 sacos e um com capacidade de 11.500 sacos. No local, além de secagem, também há espaço para o armazenamento. A secagem média diária fica em torno de 800 a 1.000 sacos. O silo é gerido pela Associação de Desenvolvimento de Mato Leitão (Ademat) através de sessão fornecida pela Prefeitura.