Uma comitiva dos estados do Acre, Amazonas, Amapá e Pará vai conhecer a cultura e industrialização da erva-mate (matéria-prima do chimarrão) em Mato Leitão. A visita está agendada para o próximo dia 10 de setembro.
O roteiro pela Cidade das Orquídeas é organizado pelo extensionista rural da Emater, Rudinei Pinheiro Medeiros. A recepção ocorrerá na Câmara de Vereadores para informações gerais e das principais atividades desenvolvidas no Município. Em seguida, o grupo conhecerá a propriedade de Cyro Hackenhaar que, juntamente com o filho André, cultivam erva-mate na Vila Santo Antônio, numa área de 16,4 hectares. A comitiva acompanhará também a industrialização da matéria-prima e, por último, está confirmada uma visita ao Paradouro Biomate, na RSC-453.
Em Mato Leitão, o cultivo da erva-mate envolve cerca de 80 produtores em cerca de 130 hectares. Uma das principais características dos ervais é o plantio consorciado com culturas anuais como milho, aipim, moranga cabotiá e feijão. Os produtores locais participam da Associação dos Produtores de Erva-Mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva).
Além de Mato Leitão, a comitiva do Norte do Brasil passará pela Expointer, em Esteio, e nos municípios de Picada Café, Gramado e ainda Pantano Grande.
EXPOINTER
A 44ª Expointer acontecerá entre 4 e 12 de setembro. A feira vai contar com 4.057 animais, sendo 2.825 de argola e 1.232 rústicos. O Pavilhão da Agricultura Familiar terá 228 empreendimentos, distribuídos em 210 estandes.
Este ano, participam 126 municípios do Rio Grande do Sul, além dos estados de Amapá, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mato Leitão estará representado pela Rosas do Deserto.
A presença de público seguirá com protocolos sanitários reforçados: limite de 15 mil pessoas por dia e com ingressos vendidos somente pela internet.