Entre os dias 6 (próxima segunda-feira) e 10 de outubro acontece a votação da Consulta Popular 2025. O Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) prepara ações para captar votos dos eleitores de Mato Leitão.

Para participar da divisão de recursos (R$ 2,2 milhões no Vale do Rio Pardo) o município precisa conseguir a participação de no mínimo 2% dos eleitores (total de 4.131). As informações sobre o processo e definição de estratégias foram apresentadas numa reunião nesta quinta-feira, dia 2, no Auditório do Centro Administrativo, com a presença do prefeito Arly Stöhr (Flecha). O Comude, coordenado pelo presidente Devanir Heinen, projeta novamente uma participação expressiva na votação (segundo lugar na região, votação do ano passado).

Servidores públicos e Agentes Comunitários de Saúde estarão envolvidos diretamente na votação atuando em diversos pontos do Município, como secretarias municipais e Unidade Básicas de Saúde (UBSs).

VOTO

Na votação deste ano, que começa segunda-feira e vai até sexta-feira (10/10), será possível participar de forma on-line ou por WhatsApp. Para votar, será necessário informar o número do Título de Eleitor.

Caso o cidadão não tenha o número em mãos, poderá localizá-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com link direto na página de votação. O cidadão poderá escolher somente 1 projeto que consta na cédula.

Em Mato Leitão, a prioridade e sugestão de votação é pela proposta ‘2’, sinalização turística do Vale do Rio Pardo. No ano passado, o Município conseguiu um total de 655 votos (329 para captação de água através de cisternas e 213 para recuperação e conservação de solo e água).

PROJETOS 2025

  • divulgação do potencial turístico do Vale do Rio Pardo
  • sinalização turística do Vale do Rio Pardo
  • fortalecimento da agricultura familiar para comercialização de produtos das agroindústrias familiares
  • planejamento urbano em pequenos municípios gaúchos
  • implantação de rede de abastecimento de água em comunidade rural
  • revitalização do aeroporto de Santa Cruz do Sul para suporte regional em emergências, saúde e negócios