O CTG Querência da Mata programou diversas ações para este ano e, um deles, é considerado prioridade: concluir a construção da sede própria no Parque Municipal das Orquídeas, na Vila Santo Antônio.
 O patrão Renato Dameda informou que o próximo passo é fechar o galpão, o que deve ser feito ainda neste mês, dependendo da disponibilidade de pedreiro para realizar o serviço. Para terminar o prédio, ainda precisam ser construídos os banheiros e ser feita a instalação de água e luz. “Se não der para concluir, queremos ao menos deixar fechado e em condições de uso no inverno”, disse.
 A construção da sede foi pausada por causa da pandemia da Covid-19, uma vez que o cenário impediu que a entidade tradicionalista realizasse atividades para arrecadar recursos. Agora, o CTG vai aproveitar o incremento financeiro referente a parte do lucro do rodeio, promovido no primeiro fim de dezembro do ano passado, para dar continuidade ao projeto. “Ficamos um ano e seis meses parados. Acredito que se não fosse a pandemia estaríamos nos finalmente da obra. Mas estamos fazendo sempre com os pés no chão, sem fazer dívidas. Só damos sequência se tivermos o dinheiro em mãos e se ele não for fazer falta para nossas despesas mensais. Foi assim desde o início e vamos manter essa linha de pensamento”, destaca.
 O restante do lucro do rodeio será utilizado pela entidade como uma reserva econômica, especialmente para que laçadores do CTG Querência da Mata possam devolver as visitas recebidas durante o evento realizado pela entidade no fim do ano passado.
 Além de finalizar a construção da sede própria, outra meta para este ano é conseguir executar o calendário de atividades. Uma novidade para 2022 é a primeira edição de uma ação de inclusão social ao tradicionalismo gaúcho, que deve ser realizada no dia 12 de março. “Em parceria com a Administração vamos convidar todos os PCDs do município para uma tarde tradicionalista com passeios a cavalo e outras atividades”, explica Dameda.
2022
 – 05/02: Missa crioula, às 18h, após janta em comemoração aos 22 anos do CTG
 – 12/02: 9ª Cavalgada da Lua Cheia
 – 12/03: 1ª Ação de Inclusão social ao Tradicionalismo do CTG Querência da Mata
 – 1° de maio: 11ª Cavalgada Feminina do CTG Querência da Mata
 – 08/05: início curso de danças gaúchas de salão
 – 02/07: fandango de formatura do curso de danças
 -13/08: início da cavalgada para buscar a Chama Crioula em Canguçu
 – 08 a 11/09: Cavalgada de Integração
 – 11 a 20/09: Semana Farroupilha
 – 02, 03 e 04/12: Rodeio Crioulo Estadual do CTG Querência da Mata
Fonte: Folha de Mato Leitão

