O Condomínio Avícola Mato Leitão ultrapassou a marca de 5,2 milhões de frangos produzidos no complexo localizado em Sampaio Baixo. A estrutura conta com oito pavilhões numa área de 10,4 hectares.

Em dezembro do ano passado, associados participaram da assembleia geral coordenada pelo presidente Moisés Heisler que segue no cargo até julho deste ano, quando ocorrerá eleição da nova diretoria. O Condomínio Avícola é integrado por 19 associados, sendo 16 agricultores residentes em Mato Leitão, dois em Cruzeiro do Sul e ainda uma cota da Dália Alimentos.

Em média, o condomínio trabalha com seis lotes anuais (26 no total desde o início das

atividades). A produção no ano passado chegou a 220 mil frangos e, neste ano, o primeiro alojamento ocorreu em 3 de janeiro. O condomínio iniciou as atividades em junho de 2020, com o primeiro alojamento. Toda a produção de frangos é encaminhada para o frigorífico da Cooperativa Dália, localizado em Palmas, Arroio do Meio.

A implantação do condomínio avícola, assim como da Unidade Incubatório de Palanque Pequeno (produção de pintos que seguem para os condomínios), contou com apoio da Prefeitura Mato Leitão, através da doação das áreas, serviços de máquinas, abastecimento de água e energia elétrica, além dos acessos. A Secretaria Municipal de Obras iniciou a preparação do terreno para a construção dos pavilhões do condomínio em outubro de 2017. Esse trabalho foi concluído 1 ano depois.

DCIM100MEDIADJI_0918.JPG