Na última terça-feira, 12, o Conselho Municipal de Educação (CME) de Mato Leitão promoveu uma Ciranda pela Educação no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua. O evento contou a participação das diretoras das quatro escolas de Mato Leitão, três municipais e uma estadual, além de um número expressivo de professores e profissionais da educação, dos membros do CME, vereadores, Executivo e do secretário de Educação, Diego Konrad.

As Cirandas pela Educação são realizadas pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e constituem-se numa ação de mobilização com o objetivo de discutir a educação brasileira e esse ano propõe a discussão sobre o acompanhamento dos planos municipais de educação em todo o território nacional. Representa a possibilidade de discussões direcionadas no sentido de promover o debate com toda a sociedade sobre a importância do acompanhamento, adequação e implementação do que está proposto nos Planos de Educação (Nacional, Estaduais e Municipais), como forma de viabilizar e garantir o direito à educação. O objetivo é que todos participem amplamente desse processo de discussão, para que todos os brasileiros tenham acesso à educação pública, laica e de qualidade social.

Em cada estado, o Coordenador Estadual da UNCME, deverá promover as Cirandas, orientando os Conselhos Municipais de Educação a estimularem este processo em cada município do Brasil. O tema deste ano é “Pelo Cumprimento dos Planos Municipais de Educação e pela garantia do Direito à Educação”. Em Mato Leitão, quem palestrou sobre o tema foi a vice-presidente da UNCME/RS, Maria Cristina Conrad.

A presidente do CME de Mato Leitão, Cátia da Rosa, em nome dos demais conselheiros agradece a todos que participaram deste evento. O CME tem trabalhado para proporcionar o crescimento e desenvolvimento da educação da Cidade das Orquídeas.

14 de julho de 2016 – Educação, Cultura e Desporto