Cinco projetos de lei, todos de autoria do Executivo, foram aprovados por unanimidade na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta semana. Um deles trata da contratação de um médico veterinário para atuar na Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.

O profissional será responsável pela aplicação das doses da vacina contra a brucelose além de castração de animais. A Prefeitura confirmou mais uma edição da campanha, cuja primeira etapa ocorrerá em junho. A contratação emergencial será pelo período de 30 dias, podendo ser prorrogada por iguais períodos.

Na justificativa, o prefeito destaca a alta demanda de aplicação de vacinas, no qual o Município é responsável, de acordo com o Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina, instituído em 2010. “É de se considerar que o Município possui apenas um veterinário concursado, necessitando momentaneamente de outro profissional para manter o adequado atendimento aos produtores”, disse o prefeito.

EDUCAÇÃO

Os vereadores aprovaram a criação do Fundo Municipal da Educação para administrar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Outro projeto autoriza convênio com a Secretaria de Segurança Pública, através do Instituto Geral de Perícias, visando confecção de carteiras de Identidade, com sistema digital. Dois projetos aprovados abrem ainda crédito especial no orçamento.

BRUCELOSE

A doença é transmitida para o ser humano quando este entra em contato com o animal infectado pela bactéria (contato direto com alguma secreção), seja consumindo a carne contaminada ou inalando ar infectado.