O presidente do Comude e secretário de Finanças, Cleberton Ferreira da Silva, e o presidente da Câmara, vereador Elton Uhlmann (PMDB), representaram Mato Leitão na reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP).

O encontro na quarta-feira, 13, em Santa Cruz do Sul, deu início ao trabalho visando a Consulta Popular deste ano. Os 23 municípios da região terão R$ 2,028 milhões disponíveis no processo deste ano que apresenta novidades. Nos municípios com até 10 mil habitantes é preciso atingir o índice de 6% de participação para ter direito ao rateio de valores nas demandas. Quanto maior o envolvimento da população mais chances de aprovação do projeto.

No processo deste ano, o Estado disponibilizará R$ 60 milhões. Cada um dos 28 Coredes receberá R$ 1 milhão. Os outros R$ 32 milhões serão distribuídos de forma variável, considerando o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) como base. A assembleia geral para definir projetos que irão para a cédula de votação será realizada no dia 12 de julho, na Unisc.

ELEIÇÃO

Cada eleitor terá direito a um voto através do site da Consulta Popular, SMS ou em pontos de votação. Na cédula poderão ser escolhidos de três a cinco opções.