Pela terceira semana seguida, os municípios do Vale do Rio Pardo foram classificados preliminarmente na bandeira ‘vermelha’ do Distanciamento Controlado da pandemia coronavírus (Covid-19).
A Amvarp, de forma conjunta, encaminhou recurso junto ao governo do Estado. Caso a região não consiga reverter a decisão, alguns municípios poderão se valer da Regra 0-0 e emitir decreto municipal mantendo as medidas de bandeira ‘laranja’. É o caso de Mato Leitão que não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, além de manter em dia as informações sobre a pandemia.
Na sexta-feira (24) a Secretaria de Saúde chegou a divulgar um caso suspeito que estava internado no hospital de Venâncio Aires. O paciente realizou teste que não confirmou Covid-19. A decisão final da nova classificação das regiões será anunciada durante a tarde e valerá a partir de amanhã (28).
MEDIDAS
Cientes de que os indicadores da região Vale do Rio Pardo apresentam alto risco de avanço da Covid-19, os prefeitos se comprometeram a intensificar ações de vigilância e de fiscalização para coibir aglomerações, inclusive com multas.
“A população precisa entender que estamos a favor dela, a favor da saúde pública, das nossas comunidades. O comércio e a indústria, que empregam boa parte da nossa gente, teriam péssimas consequências com as portas fechadas em uma eventual bandeira vermelha. Agora é a hora de intensificarmos ainda mais os cuidados, usando máscara, lavando as mãos com álcool em gel, e principalmente evitando aglomerações”, conclui o prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cassio Nunes Soares.