A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), em reunião virtual na manhã do último sábado (11), decidiu encaminhar recurso conjunto de contestação da ‘bandeira vermelha’ anunciada pelo governo estadual no Distanciamento Controlado da pandemia coronavírus (Covid-19).

O prefeito Carlos Alberto Bohn, juntamente com assessores, acompanhou a assembleia repassando os dados locais da pandemia. O objetivo dos Municípios é manter os protocolos específicos da ‘bandeira laranja’. A decisão final será anunciada na tarde desta segunda-feira, 13, pelo governador Eduardo Leite.
Na reunião virtual, ficou estabelecido que será enviado um recurso regional com as referências técnicas a respeito dos índices a serem analisados pelo Estado. O governo do Estado recebeu 63 pedidos de reconsideração da classificação preliminar da décima rodada do Distanciamento Controlado.

Nesta rodada, o Estado atingiu maior número de bandeiras vermelhas desde o início do Distanciamento Controlado, em 10 de maio. Quinze regiões (incluindo Vale do Rio Pardo) foram classificadas com risco epidemiológico alto da Covid-19. As cinco restantes ficaram com bandeira laranja (risco médio).

MUNICÍPIOS

A Amvarp representa os municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Sinimbu, Gramado Xavier, Pantano Grande, Rio Pardo, Passo do Sobrado, Vale Verde, Candelária, Venâncio Aires, Mato Leitão, Vale do Sol e Herveiras.

DECRETO

Além de aguardar o resultado do recurso regional, o prefeito Carlos Bohn trabalha com a possibilidade de emitir decreto municipal mantendo os protocolos da ‘bandeira laranja’, em Mato Leitão, valendo a partir de amanhã (14). Serão considerados os seguintes itens, referente aos últimos 14 dias: nenhum óbito; nenhuma internação e registro atualizado de todos os dados referentes a pandemia.

ALERTA

O prefeito Carlos Alberto Bohn reforça a necessidade da população manter todos os protocolos de segurança e higiene evitando assim a proliferação da Covid-19. Entre os cuidados está o uso da máscara de proteção individual e álcool em gel; distanciamento social e evitar aglomerações.