O governo do Estado atualizou o modelo de Distanciamento Controlado que define protocolos com restrições proporcionais ao risco de epidemiológico do coronavírus (Covid-19). As novas bandeiras são válidas a partir de hoje (8/6) até o domingo (14/6).

Mato Leitão, que pertence a região de Santa Cruz do Sul, voltou para a bandeira laranja de risco médio. A mudança se deve principalmente, devido ao aparecimento de uma bandeira preta na variação do número de novas hospitalizações (saiu de três para oito entre as duas últimas semanas) e de uma bandeira vermelha na variação do número de leitos livres de UTI para atender Covid-19 na macrorregião (com o aumento da ocupação, o número de leitos disponíveis caiu de 57 leitos para 39).

Na atualização de casos realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, neste domingo (7), o Rio Grande do Sul registra 12.135 casos Covid-19 com 286 óbitos. A doença está presente em 330 municípios, sendo 9 casos positivos em Mato Leitão.

Prefeito Carlos Alberto Bohn

MÁSCARA

As autoridades de Mato Leitão reforçam a necessidade da população manter medidas para evitar a propagação do coronavírus. A principal envolve o uso de máscaras de proteção individual, uso obrigatório desde o início de maio. As pessoas devem evitar aglomerações e de levar crianças para locais públicos como supermercados. Canchas de bocha e aglomerações para jogos de canastra e outros seguem proibidos. “Momento segue sendo de cuidado extremo e de não relaxar nas medidas para evitar a Covid-19”, disse o prefeito Carlos Alberto Bohn.