O governo do Estado aceitou o recurso encaminhado pela Amvarp e a região do Vale do Rio Pardo, incluindo Mato Leitão, permanece na ‘bandeira laranja’ no programa de Distanciamento Controlado.

Com isso ficam mantidas as regras que já estavam vigentes nos municípios. A prévia das bandeiras foi divulgada na última sexta-feira (10) e os municípios em bandeira vermelha puderam recorrer. No recurso impetrado pela Amvarp, as principais alegações se basearam na habilitação de 10 novos leitos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Cruz (HSC) e no fato de a maioria dos internados – sete no total – serem de outras regiões do Rio Grande do Sul. Além disso, houve uma atualização no sistema de controle do Estado, com a alteração de 21 casos ativos para recuperados.

A ‘bandeira laranja’ é válida, na Região de Santa Cruz, que abrange outros 12 municípios até a próxima segunda-feira (20). No entanto, ainda nesta sexta-feira (17) o Governo do Rio Grande do Sul deve divulgar uma nova prévia, cabendo recursos para as regiões em bandeira vermelha até o final da tarde de sábado (18).

VALE

A região apresentou melhoria na situação das hospitalizações, passando de 11 para sete, e uma queda nos registros de novos óbitos, de três para um. O maior problema foi ter tido um aumento na proporção de casos ativos e recuperados, o que sugere cuidado e um alerta pelas autoridades locais. No geral, os indicadores permitiram que a região pudesse permanecer em bandeira laranja.