A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Mato Leitão vai auxiliar pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na confecção da carteira de identificação.
O documento, com validade de 5 anos, deverá ser solicitado através da fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas (FADERS/RS), do governo estadual. O CRAS Mato Leitão vai auxiliar com orientações e, se for preciso, com acesso internet no encaminhamento da solicitação.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), tem o objetivo de garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
No Brasil e Rio Grande do Sul há poucas informações sobre as pessoas com Transtorno do Espectro Autista que são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas para esta população. Além de ser totalmente gratuita, a carteira de identificação garante atendimento mais adequado aos seus usuários.
TRANSTORNO
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social e padrões de comportamentos repetitivos.
Sinais de alerta podem ser percebidos nos primeiros meses de vida da criança, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
– Identidade
– Identidade dos responsáveis legais
– Laudo médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) comprovando o Transtorno do Espectro Autista devidamente preenchido e com o nome completo da pessoa
– Fotografia 3 x 4
COMO ENCAMINHAR?
A solicitação da CIPTEA pode ser feita pelo telefone celular ou computador acessando o site www.faders.rs.gov.br.
OUTROS DOCUMENTOS
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Mato Leitão auxilia também a população no encaminhamento da Carteira de Passe Livre para pessoa com deficiência, idosa e carteira de identidade.