Em agosto, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) promove ações que alusivas ao movimento ‘Agosto Lilás’, que é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

A campanha foi desenvolvida em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006. A legislação foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial, evidenciando assim a importância da luta pelos direitos. O significado da cor lilás simboliza respeito, dignidade, sinceridade e espiritualidade.

O CRAS Mato Leitão agendou para 2 de agosto a palestra Empodere-se com a professora Alice Theis que visa a valorização da mulher e buscará envolver toda a comunidade e servidores municipais. A equipe de profissionais que atua no CRAS entende que falar sobre o tema gera conhecimento e iniciativa da busca de direitos, além de fortalecer a auto estima de uma mulher, fazendo com que ela identifique suas potencialidades e também seus limites. Destaca-se também a importância da rede de apoio, que faz toda a diferença em um momento de maior fragilidade.

Formada em Pedagogia e tem Pós-Graduação em Educação Psicomotora pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a professora Alice Theis atuou, por muitos anos, na rede estadual de ensino, além de ter sido coordenadora e secretária da Educação, em Venâncio Aires.