O prefeito Carlos Alberto Bohn anunciou oficialmente a nomeação do policial militar aposentado Gilberto Carlos Pfeifer como novo coordenador da Defesa Civil de Mato Leitão. Um dos desafios é organizar o órgão para prestar atendimento à população em casos de desastres naturais como enchentes, granizo, vendavais, entre outros.

Outra missão é trabalhar em projetos no setor da segurança pública através de medidas preventivas no município, envolvendo escolas e órgãos públicos. É meta para esse ano a instalação de um sistema de câmeras de segurança em pontos estratégicos do Município para auxiliar Brigada e Militar e Polícia Civil no policiamento ostensivo e investigações criminais.

No primeiro compromisso no cargo, Pfeifer recebeu em audiência o sargento Márcio Fernando Siteneski, coordenador regional adjunto da Defesa Civil, envolvendo 62 municípios (vales do Rio Pardo, Taquari e parte do Caí). A reunião ocorreu na sexta-feira, 5 de maio, na sede da Prefeitura com a participação do prefeito Carlos Bohn, secretário de Finanças Cleberton Ferreira da Silva e do Oficial Administrativo Evandro Lenhart.

Siteneski elogiou a iniciativa do Executivo em estruturar o departamento tendo na coordenação uma pessoa com ampla experiência na área. Mecanismos para captação de recursos federais para ações de prevenção e por ocasião de decretos de situação de emergência, preenchimento do Sistema Integrado de Informação de Desastre (S2ID) e adequação dos municípios para adesão ao Cartão de Pagamento da Defesa Civil foram alguns dos assuntos tratados na reunião. “Estamos prontos para ajudar e orientar os municípios em qualquer situação”, disse o coordenador regional.

Reunião na Prefeitura com o coordenador regional adjunto