O Setor de Endemias, com apoio das Agentes Comunitárias de Saúde de Mato Leitão, realiza a partir da próxima segunda-feira, dia 15, mais uma etapa do Levantamento de Índice Amostral, na campanha contra a Dengue.
As equipes irão realizar vistorias em imóveis no perímetro urbano, expectativa é alcançar 1.850 pontos, para localizar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. O trabalho envolverá o Centro, Loteamento Amizade e Vila Kroth. Mato Leitão confirmou nesta semana o primeiro caso positivo deste ano, morador do interior. “Acreditamos que seja um caso importado da doença, porque ele é motorista e se desloca para regiões como muitos casos confirmados de Dengue”, disse a técnica em Enfermagem, Luana Kreling.
ESTADO
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à Secretaria da Saúde (SES), confirmou ontem (11) mais três óbitos por dengue no Rio Grande do Sul. Todos os casos são de mulheres com comorbidades. Neste ano, o Rio Grande do Sul já registra 13.419 casos confirmados da doença.
SINTOMAS
– febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias
– dor atrás dos olhos
– dor de cabeça
– dor no corpo
– dor nas articulações
– mal-estar geral
– náusea
– vômito
– diarreia
– manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira