O Departamento de Meio Ambiente, vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, providenciou o recolhimento de aproximadamente três mil lâmpadas fluorescentes, usadas em espaços públicos de Mato Leitão. O material foi coletado pela Recilux de Canoas, empresa de descontaminação de todos os tipos de lâmpadas usadas.

O coordenador do departamento, Antônio Augusto Machado, revela que as lâmpadas estavam depositadas há muitos anos no prédio da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito. “Como esse material não tinha mais nota fiscal, ou eram anteriores a data da lei 12.305 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), foram coletadas por empresa especializada que fará o tratamento adequado. As lâmpadas não podiam mais ficar neste local, podendo poluir ou causar até danos às pessoas”, disse.

Com sede em Canoas, no Bairro Industrial São Luiz, a Recilux atende todas as exigências dos órgãos ambientais para trabalhar com lâmpadas fluorescentes. Diversos países no mundo incluem esse material na lista de resíduos nocivos ao meio ambiente. As lâmpadas contêm substâncias químicas que afetam o ser humano, como o mercúrio, um metal pesado que uma vez ingerido ou inalado, causa efeitos desastrosos ao sistema nervoso.

Ao romper-se, uma lâmpada fluorescente emite vapores de mercúrio que são absorvidos pelos organismos vivos, contaminando-os; se forem lançadas em aterro as lâmpadas contaminam o solo e, mais tarde, os cursos d’água, chegando à cadeia alimentar.

LOGÍSTICA REVERSA

Procedimento que viabiliza o recolhimento adequado de resíduos como lâmpadas fluorescentes. Após o uso dessas lâmpadas, as mesmas devem ser entregues onde foram compradas (apresentação da nota fiscal) para que sejam devidamente tratadas.

Empresa credenciada recolheu material