Mato Leitão, assim como demais municípios do Estado, aderiu à paralisação do dia 25.

Aderindo a proposta da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), o Município de Mato Leitão, assim como os demais municípios do Rio Grande do Sul, aderiu a paralisação do dia 25, sexta-feira, batizada como ‘Movimento do Bolo’.

O nome faz referência à pequena fatia destinada aos municípios da divisão do bolo tributário, onde, hoje, 57% fica na União, 25 % dos recursos nos Estados, e apenas 18% fica para os municípios. A paralisação tem por objetivo mostrar à população as dificuldades enfrentadas pelos municípios. A orientação dada aos prefeitos é de que sejam paralisados os serviços das prefeituras evitando prejuízos aos setores essenciais como Saúde e Educação. Por outro lado, é necessário envolver o funcionalismo público e a população na discussão da realidade e a necessidade urgente de mudança na distribuição dos tributos, destaca a Prefeita Carmen Goerck.
Durante reunião dos Secretários Municipais na última sexta-feira, 18 de setembro, foi decidido que em Mato Leitão, no dia 25, não haverá atendimento à população, exceto na saúde e educação, onde os serviços não serão prejudicados. Os servidores irão trabalhar em horário normal, e estarão envolvidos em reuniões e cumprirão expediente interno. Na Secretária de Obras/Agricultura, as máquinas permanecerão desligadas e os servidores participarão de Capacitação e realizarão serviço de ordem administrativa . Entre o trabalho previsto está a implantação de aperfeiçoamento do Serviço de Controle dos serviços prestado a particulares, por sugestão da Controladoria do Controle Interno.
O Executivo Municipal através da Secretaria de Finanças participará de momento de reflexão sobre a situação financeira do município em todas as secretarias municipais, compartilhando informações sobre a realidade frente a crise, que vem inviabilizando financeiramente os municípios brasileiros. A população deve se organizar e buscar atendimento até a quinta-feira, 24, juntos aos setores públicos. As escolas terão aula normal, assim como também será normal o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde da Sede e de Santo Antônio.

CRONOGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DO FUNCIONALISMO MUNICIPAL:

21- 18h EMEI Vó Olga
22 -17h30min EMEF Santo Antônio de Pádua
25- Dia da Paralisação
7h30min Secretaria Obras /Agricultura (operadores)
09h Administração /Finanças/Agricultura
10h Assistência Social/ SMECD