Hoje, dia 05 de junho, é comemorado do Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 5 de junho de 1972.

O objetivo principal é de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

O Dia Mundial do Meio Ambiente reflete a grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.

ECO VIDA

Para marcar a data, Mato Leitão promove no próximo sábado, dia 08 de junho, a sétima edição do ECO Vida. As atividades ocorreram na Rua Coberta e defronte a Prefeitura no horário entre 7h30min e 11h30min.

O ECO Vida envolve as secretarias municipais da Agricultura e Meio Ambiente, Educação, Saúde, Obras e as escolas Emei Vó Olga, Emef Santo Antônio de Pádua, Emef Ireno Bohn e Colégio Estadual Poncho Verde.

• Recolhimento: lâmpadas; eletrônicos; vidros; eletrodomésticos; pilhas; baterias; vidros; jornais e revistas.
  • Distribuição: orientações do recolhimento de lixo; mudas de citronela; mudas árvores nativas (doação de 1kg de alimento); sementes de girassol.
  • Atividades: Feira do Produtor; brinquedos; palestras; roteiro turístico; trilha ecológica; mateada.
  • Projetos: Ecoponto e Composteiras Legais.
  • Pneus usados: recolhimento ocorrerá entre os dias 24 e 28 de junho, através da Secretaria Municipal de Obras, no perímetro urbano e interior.