Os municípios que integram a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Santa Cruz do Sul, receberão a partir de hoje (19) as primeiras doses da vacina CoronaVac. A quantidade para cada município nesta primeira etapa ainda não está definida.
A Secretaria Estadual da Saúde prepara para a manhã de hoje (19) o envio das doses da vacina contra a Covid-19 para todos os municípios do Estado. Um lote de 341,8 mil unidades, fabricadas pelo Instituto Butantan e distribuídas pelo Ministério da Saúde, chegou ontem ao Estado. Após a separação por regional, por critérios populacionais, as doses serão despachadas às18 coordenadorias regionais (CRS).
Inicialmente, o público a ser vacinado são os profissionais de saúde da linha de frente em hospitais, Atenção Básica e rede de urgência e emergência, pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e população indígenas aldeadas.
Serão encaminhadas 170,8 mil doses aos municípios, aproximadamente a metade do recebido. A quantidade remanescente fica reservada para o posterior envio destinado à segunda dose desse público, prevista para aplicação entre 2 e 4 semanas após a primeira aplicação. Para a coordenadoria serão disponibilizadas 4.400 doses nesta primeira etapa. Mato Leitão aguarda orientação da coordenadoria para iniciar a campanha de vacinação.
ESTADO
O início simbólico da vacinação começou às 23h45min desta segunda-feira, 18 de janeiro, no Hospital de Clínicas em Porto Alegre. Cinco pessoas, integrantes de grupos de risco, receberam as primeiras doses da CoronaVac. O ato contou com a presença do governador Eduardo Leite.