O governo do Estado divulgou recentemente os resultados das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers), realizadas entre 17 e 27 de outubro de 2022.
Os dados foram compilados no Índice Municipal da Qualidade da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), que busca qualificar o ensino e a partir disto subsidiar a política de distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Mato Leitão, a partir de um ranking (elaborado pela Arauto FM, a partir da soma dos indicadores), é destaque regional com um dos melhores índices quando se fala em aprendizagem de matemática e português.
Os indicadores utilizados no Imers consideram, entre outros pontos, o percentual de jovens que saem da escola com nível abaixo do adequado. A coordenadora pedagógica, Simone Silberschlag, afirma que o município fica feliz com o resultado positivo. Ela destaca que “as avaliações externas sempre trazem com elas um diagnóstico, mas também uma possibilidade de avaliar onde podemos evoluir, melhorar e pensar estratégias para contribuir na aprendizagem dos nossos estudantes, a intenção quando falamos em aprendizagem é alcançar a todos”, reforça.
Conforme Simone, ao considerar o trabalho realizado na rede de ensino de Mato Leitão, é possível destacar que existe um contexto com vários fatores que contribuíram para o resultado. “Um deles, é a oferta do tempo integral para todas as crianças, até o 5° ano do ensino fundamental. Outro fator importante é a formação pedagógica continuada, pois complementa a busca da qualidade no ensino desempenhada pela rede. São pilares que contribuem na caminhada de cada estudante para consolidar sua aprendizagem. São ações de cuidado e acompanhamento para que possamos oferecer uma educação de qualidade e equitativa”, salienta.
Fonte: Arauto FM